Quem Somos

A NETZSCH do Brasil integra o Grupo NETZSCH, líder mundial na fabricação de bombas helicoidais. Com mais de quatro décadas, a empresa pertence ao grupo familiar alemão “Erich Netzsch Holding”, com sede em Selb, na Bavária, e filiais em 35 países.
Não por acaso, a NETZSCH do Brasil está situada em Pomerode, um dos principais berços da colonização germânica no país. É na “cidade mais alemã do Brasil” que se concentra a produção de Bombas de Cavidades Progressivas NEMO® e Bombas de Lóbulos TORNADO®, distribuídas para todo o continente americano, de Norte a Sul.
Com mais de 650 funcionários, a maior filial do Grupo NETZSCH, fundada em 1973, também fabrica e abastece todo o mercado mundial com as Bombas de Fusos NOTOS®. As soluções customizadas em bombeamento e dosagem atendem as indústrias alimentícia e farmacêutica, meio ambiente e energia, papel e celulose, petróleo e gás.
Para garantir a perfeita distribuição e o atendimento integral às necessidades de seus clientes, a NETZSCH do Brasil possui 8 filiais próprias de vendas e serviços, distribuídas em vários Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Centro-Oeste e Filial de Exportação para as Américas.
Aliado a tudo isso, soma-se um atendimento de excelência, assegurado pela presença de um corpo técnico de engenheiros e especialistas de aplicação por produto. Qualidade esta que inclusive já foi reconhecida, quando a NETZSCH do Brasil foi uma das primeiras empresas no país a receber a certificação ISO 9001:2008.
NETZSCH do Brasil, mais de 40 anos oferecendo as melhores soluções em bombas industriais, com qualidade, profissionalismo e liderança.
A cidade de Pomerode, em Santa Catarina, foi fundada em 21 de janeiro de 1959, tem população de 32.334 habitantes e é uma cidade de colonização alemã.

 

História

 

O Desafio do Começo

A História da NETZSCH do Brasil começou no final dos anos 60, quando o alemão Erich Netzsch, empresário do setor de máquinas para indústria cerâmica, decidiu montar filiais do seu negócio nos Estados Unidos e no Brasil.
Para a missão de implantar a empresa no Brasil, Erich elegeu também um alemão visionário e empreendedor, Gerhard Weiser.
O contrato social foi preparado no final de 1972 e, em Julho de 1973, recebia o CNPJ e, consequentemente, a empresa foi oficialmente fundada em Pomerode.
Os primeiros equipamentos começaram a ser vendidos no ramo cerâmico a partir de 1974.  A partir de 1975, iniciou a produção de filtros prensa, em 1976, as bombas helicoidais NEMO® , e em 1977, os moinhos.
Inauguração da Fábrica NETZSCH do Brasl Bombas & Sistemas em Pomerode, Santa Catarina

O Nascimento da Bombas NEMO® no Brasil

A fabricação da bomba NEMO® iniciou nos primeiros anos de vida da NETZSCH do Brasil, e até hoje é o principal produto da empresa.
A produção no país iniciou em 1976. O primeiro pedido foi feito pela empresa BASF e a entrega da Bomba número #1 aconteceu em maio de 1976.
O início da fabricação da Bomba NEMO® coincidiu também com a abertura do primeiro escritório de vendas em São Paulo, em 1977, dando início a uma infraestrutura que até hoje é destacada como o sucesso da NETZSCH do Brasil.
Bancada de montagem das primeiras bombas Helicoidais NEMO na NETZSCH do Brasl Bombas & Sistemas

A NETZSCH do Brasil expande sua Estrutura

Em 1984, foi aberta a Filial da NETZSCH no centro da cidade do Rio de Janeiro. Cinco anos mais tarde, Thomas Netzsch adquiriu uma casa no bairro de Botafogo para ser a nova sede da filial.
Com o sucesso da abertura da filial no Rio de Janeiro, em 1985 foram abertas filiais nos extremos do Brasil, no Rio Grande do Sul e no Rio Grande do Norte.
Filial de vendas NETZSCH do Brasil Bombas & Sistemas no Rio grande do Norte

A NETZSCH do Brasil expande sua linha de Equipamentos

Em 1986, a NdB já atuava fortemente no setor de petróleo, quando surgiu a oportunidade de formecimento de bombas de alta pressão para um "petróleoduto" no Nordeste. Mais uma vez, com o espírito de inovação dos brasileiros, foi projetada a bomba 8NE100A. O projeto foi um sucesso e hoje a bomba é produzida pela NETZSCH em todo o mundo.
Em 1989 foi projetada a primeira bomba PCP "Downhole Pump - Modelo 14D3", fornecida para testes à Petrobras de Sergipe. No ano seguinte foi projetado o primeiro Cabeçote de Acionamento, um projeto brasileiro que até hoje é referência no mercado mundial.
Bombas Helicoidais de alta pressão NETZSCH do Brasil Instalados no Nordeste

O Domínio da Tecnologia do Elastômero

A partir de 1994, nascia no Brasil mais uma inovação "a fabricação própria dos estatores".
Hoje o laboratório é considerado o estado da arte em termos de pesquisa de novos materiais.
Laboratório de Elastômeros da NETZSCH do Brasil

Novos capítulos na história da NETZSCH do Brasil

Em Novembro de 2004, os Srs. F. Kleinert, Gerhard Weiser, Thomas Netzsch e Silvio Beneduzzi anunciaram aos colaborados da NdB a fundação da NEM - NETZSCH Equipamentos de Moagem.
Em Julho de 2005 o plantio de uma muda de árvore Pau-Brasil simbolizou mudanças na empresa, com a sucessão de Gerhard Weiser por Silvio Beneduzzi e a reestruturação da NETZSCH do Brasil que a partir desta data passou a ser somente Bombas & Sistemas.
Senhores F. Kleinert, Gerhard Weiser, Thomas Netzsch e Silvio Beneduzzi plantando uma árvore para simbolizar a sucessão de diretoria da NETZSCH do Brasil Bombas & Sistemas

NETZSCH do Brasil Hoje

A NETZSCH do Brasil é hoje uma empresa moderna, inovadora e líder de mercado no Brasil e na América Latina.
É uma empresa totalmente integrada à comunidade, que busca lucro respeitando os fatores ambientas e sociais, envolvida em todos os processos na qual está inserida.
Vista aérea da NETZSCH do Brasil Bombas & Sistemas

O Futuro Assegurado

Uma empresa visionária nunca se pergunta "Como estamos nos saindo?" ou "Como podemos acompanhar a concorrência?" Ela se pergunta: "Como podemos nos sair melhor amanhã do que nos saímos hoje?" Não há linha de chegada, nunca se consegue algo definitivo, não há um ponto em que possa relaxar e progredir sem esforço.
Para uma empresa ser visionária, ela deve estimular mudanças antes que o mundo as exija. Deve ter muita disciplina, trabalhar duro e ter uma aversão a qualquer tendência de satisfação consigo mesma. Ser uma empresa visionária depende de uma continuidade. A única maneira de fazer isso é através do compromisso de longo prazo.
Novas soluções e produtos como os projetos de Bombas de Fusos NOTOS®, Bombas de Lóbulos TORNADO® e Trituradores NETZSCH, por exemplo, garantem a inovação e os novos mercados que serão atendidos.

A NETZSCH do Brasil está pronta para os desafios do futuro!

As Bombas de Lóbulos, Bombas de Fusos e Bombas Helicoidais simbolizam o futuro da NETZSCH do Brasil.

 

  • Grupo NETZSCH
    O Grupo NETZSCH consiste em três Unidades de Negócios sob a direção da Erich NETZSCH GmbH & Co. Holding KG (ENH).
    A Erich NETZSCH é uma holding ativa que fornece às suas unidades de negócios operacionalmente independentes uma estrutura funcional, bem como um ambiente administrativo otimizado, apoiando as eficiências das unidades de negócios individuais e as sinergias entre elas em todas as áreas de atividade. A Erich NETZSCH Holding tem como objetivo assegurar que o valor do Grupo NETZSCH como um todo seja maior que a soma das suas partes. Vemos como nossa tarefa identificar e aproveitar as oportunidades emergentes no Grupo, e manter qualquer risco inerente dentro de limites razoáveis. A equipe administrativa do ENH é responsável pela coordenação e monitoramento da implementação da estratégia do grupo.

     

    Unidades de Negócios 

    As Unidades de Negócios Análise & Testes, Moagem & Dispersão, e Bombas & Sistemas, são entidades que operam independentemente com o objetivo de sempre oferecer aos clientes uma solução otimizada de acordo às suas necessidades específicas.
     
     

     


     

    Valores do Grupo NETZSCH

     

    Confiança e Responsabilidade

    Nós estamos comprometidos com os valores familiares: contribuímos para o desenvolvimento de uma cultura de cooperação e confiança que procura fortalecer e apoiar um ao outro. Nós procuramos capacitar a todos para o auto desenvolvimento, de uma forma construtiva e criativa. Nós assumimos a responsabilidade um pelo outro.

     

    Profissionalismo e Inovação

    Nós nos identificamos com a Empresa e seus objetivos. Nós buscamos um diálogo aberto com os nossos parceiros de negócios, a fim de estabelecer relações de negócios sustentáveis e obter ganhos mútuos. Nós estamos em desenvolvimento contínuo de nossos processos. Nós fornecemos um ambiente propício a inovação, que motiva o bom desempenho e nutre a satisfação no trabalho.

     

    Justiça e Lealdade

    Nós tratamos uns aos outros com a mente aberta, respeito e auto estima. Nós consideramos a diversidade como uma oportunidade. Nós nos comunicamos ativamente e incentivamos o diálogo. Nós trabalhamos com transparência, obedecendo a legislação.
    Confiança e Responsabilidade, Profissionalismo e Inovação e Justiça e Lealdade são os valores do Grupo NETZSCH

     

  • Política da Qualidade

     

    • Fornecer e aprimorar continuamente produtos e serviços que satisfaçam plenamente as necessidades dos clientes nas suas Aplicações de Bombeamento, Dosagem e Sistemas;

     

    • Permanecer competitivo no mercado nacional e internacional, gerando lucro adequado para assegurar o crescimento da empresa e a manutenção dos empregos;

     

    • Incentivar o trabalho em equipe e buscar a polivalência dos nossos colaboradores;

     

    • Promover a proteção do meio ambiente, da segurança do trabalho e da saúde ocupacional.
    Política da Qualidade NETZSCH do Brasil

     

Responsabilidade Social

 

O desenvolvimento profissional de seus colaboradores e o desenvolvimento da comunidade em que está inserida sempre foram fatores importantes para a NETZSCH do Brasil. Como resultado desta consciência desenvolvemos diversos projetos de responsabilidade social desde nossos primeiros anos de trajetória em Pomerode.  

 

Desde julho de 2016 a NETZSCH do Brasil incorpora os principais indicadores ETHOS de Sustentabilidade na empresa, como resultado de sua preocupação social e ambiental. Este processo, é liderado pelo Time de Recursos Humanos e abrange quatro dimensões:
  • Visão Estratégica
Na Visão & Estratégia, a empresa incorpora planos empresariais, aspectos e características relacionados à Responsabilidade Social e Empresarial e à Sustentabilidade.
  • Governança & Gestão
A Governança & Gestão inclui o Código de Conduta já implantado na empresa, a transparência e exatidão nos relatórios financeiros, normas para concorrência leal e práticas anticorrupção e o não envolvimento político.
  • Social
No Social, a proibição do trabalho infantil e trabalho forçado. Inclui ainda a promoção da diversidade e equidade, desenvolvimento humano, benefícios, treinamentos, saúde, segurança e qualidade de vida.
  • Ambiental

Na dimensão Ambiental, a nossa preocupação sempre presente da não poluição do ar, da terra e da água, implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Engenharia Reversa de peças sucateadas.

 

 Conheça nossos Projetos de Responsabilidade Social

Desde sua instalação em Pomerode, em 1973, a NETZSCH do Brasil sempre procurou desenvolver projetos para o fortalecimento e crescimento da comunidade em que está instalada. Durante os seus mais de 40 anos desenvolveu parcerias importantes com instituições da região, dentre elas destacam-se:  o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima e a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. 

Mais Informações

O programa da NETZSCH do Brasil de Inclusão visa incluir pessoas com deficiência na empresa  e na comunidade de maneira saudável, combatendo o preconceito e reconhecendo a igualdade entre as pessoas. Sendo a equidade item integrante dos valores da companhia.

Mais Informações

A NETZSCH tem consciência da importância de incentivar o desenvolvimento profissional de seus colaboradores para que obtenham crescimento em suas carreiras dentro da empresa. E esse apoio começa logo cedo, por meio de quatro programas do Departamento de Recursos Humanos para quem está iniciando seu trabalho na NdB.

Mais Informações

Responsabilidade Ambiental

 

A preocupação com o aumento do consumo dos recursos naturais e os impactos sobre o meio ambiente decorrentes das atividades antrópicas, fazem com que a NETZSCH do Brasil tenha a Sustentabilidade como um fator determinante para o desenvolvimento de seus negócios.

 

Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente - SSMA

 

  • Buscar a melhoria contínua, com uma gestão adequada dos perigos e riscos no ambiente de trabalho, da energia, da água, dos resíduos e efluentes gerados;

 

  • Prevenir os impactos das nossas atividades de modo a preservar o ar, o solo e as águas;

 

  • Prevenir doenças e lesões dos nossos colaboradores;

 

  • Atender aos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos;

 

  • Envolver nossos colaboradores no Sistema de Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
Políticas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da NETZSCH do Brasil

 

Conheça nossas Ações de Responsabilidade Ambiental 

A ocupação descontrolada dos resíduos sólidos em aterros industriais estimulou a busca por alternativas mais eficientes de gerenciamento de resíduos. É nesse sentido que a NETZSCH do Brasil mantém implementado o programa “Logística Reversa de Componentes de Bombas”.

Mais Informações

A Coleta Seletiva da NETZSCH do Brasil abrange todas as áreas do parque fabril. Cerca de 85% dos resíduos gerados nos processos produtivos são reciclados ou reaproveitados. Um dos destaques para a gestão dos resíduos é o coprocessamento!

Mais Informações

Visando a melhoria contínua e a otimização no uso de recursos naturais, a NETZSCH realiza diversas ações para conservação da qualidade da água, bem como para sua economia. Contribuindo para a preservação deste precioso bem natural.

Mais Informações

Nossa Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos é responsável pelo tratamento de todos os efluentes industriais e sanitários gerados no parque fabril

Mais Informações

Além das ações de Responsabilidade Ambiental já citadas a NETZSCH do Brasil conta com diversas outras ações como reciclagem de óleo de cozinha e resíduos eletrônicos, utilização de uniformes ecológicos, distribuição de canecas individuais e combate a emergências ambientas.

Mais Informações

A NETZSCH do Brasil já promoveu dois projetos de recuperação da mata ciliar, em 2009 e 2016 em parceria com escolas da região.

Mais Informações

Com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica e se manter eficiente e sustentável a NETZSCH do Brasil Bombas & Sistemas decidiu instalar telhas translucidas nas células da usinagem e tem substituído de maneira gradual as lâmpadas de vapor metálico por LED.

Mais Informações

As ações de Responsabilidade Ambiental praticadas pela NETZSCH do Brasil já foram premiadas diversas vezes. Veja nossos reconhecimentos.

Mais Informações

ou entre em contato com nossa equipe especializada Headset

+55 47 3387 8222 Contato