Tratamento de Efluentes

Tratamento de Efluentes

 aBP® Module - Rompe pontes previne paradas operacionais

Existem dois aspectos da unidade de tratamento de efluentes de Celle na Alemanha que têm uso direto: além de produzir água limpa através do tratamento de águas residuais, o lodo de esgoto, que surge como consequência da filtragem das águas, contém muitos nutrientes e pode ser usado posteriormente como adubo na agricultura.

 

Contexto
O lodo de esgoto é transportado por uma tubulação pressurizada por cerca de 25 metros de comprimento com inúmeros desvios para a direita e para a esquerda – 10 dos 25 metros são geodésicos – até um silo e, a partir daí, é espalhado por áreas agrícolas. Sendo assim a mistura pode ser estocada, mas primeiramente é desidratada em uma prensa angular e são adicionados agentes floculantes.

 

Desafio
 Devido à alta coesão foram causados repetidos entupimentos e construções de pontes. “O tempo de inatividade operacional totalizou três a quatro horas por semana”, diz o gerente de vendas de área da NETZSCH. A Estação de tratamento de Efluentes necessitava de um sistema confiável e sem desligamentos.

 

Solução
Os especialistas em bombas NETZSCH desenvolveram o módulo aBP®. Esta solução contém um funil superior com dois dicos de fragmentação no seu interior. As rodas são posicionadas profundamente dentro do funil e estão muito próximas das paredes. Quando elas giram, o efeito sobre o meio que está sendo despejado é como se toda a lateral do funil estivesse se movendo. O sistema de bombeamento com rompe pontes integrado também se provou eficiente em operação contínua. A confiabilidade operacional aumentou consideravelmente, embora tenha sido possível eliminar quase completamente as inspeções, que eram padrão neste ponto do processo. “A planta de tratamento de efluentes, bem como o módulo aBP® provaram ser muito robustos”, informa o especialista da NETZSCH. “Desde então, não houve mais paradas operacionais”.

 

Dados Técnicos

 

NETZSCHBomba Helicoidal NEMO® BF com aBP® rompe pontes
MeioLodo de Esgoto
Vazão2 a 5 m³/h
RotaçãoAbaixo de 30 rpm
Pressão12 a 15 bar
Teor de sólidos25-35%
ViscosidadeEntre 10 e 22 Pas
Bomba Helicoidal NEMO BF com rompe pontes para estações de tratamento de efluentes ETE
ou entre em contato com nossa equipe especializada Headset

+55 47 3387 8222 Contato