Tratamento de Água

Tratamento de Água

Transporte de baixo desgaste de águas residuais industriais: robustas bombas de lóbulos TORNADO® facilitam o tratamento de águas.

 

Contexto
Águas utilizadas para processos industriais são um dos mais problemáticos tipos de águas residuais devido a sua composição, que geralmente é muito exigente para sistema de transferência. A fim de permitir tratamentos livres de problemas para este tipo de água residual apesar destas dificuldades, a bomba TORNADO® é especialmente projetada para uma longa vida útil com mínimo desgaste, desta forma podendo transferir meios extremamente abrasivos com facilidade.

 

Desafio
Uma grande fabricante alemã de materiais de construção e peças de concreto produz regularmente quantidade consideráveis de águas residuais minerais com seixos de até 20 mm de tamanho durante a limpeza de suas unidades de mistura. Esta mistura é recolhida em um tanque de sedimentação a partir do qual deve ser transportada para uma ETA (estação de tratamento de água) através de um tubo de elevação de 10 m de comprimento para uma área de drenagem e separação mais profunda. No entanto as bombas submersíveis centrífugas que foram utilizadas para isso até 2015 não suportaram por muito tempo as pedras e a areia na água devido à alta velocidade necessária.  A abrasão e o desgaste excessivo mostraram que não fazia sentido continuar utilizando as bombas após alguns meses. Portanto, a empresa decidiu mudar para uma bomba de lóbulos rotativos.  

 

Solução
Utilizou-se uma TORNADO® da NETZSCH, especialmente projetada para ser extremamente robusta e para uma longa vida útil com mínimo esforço de manutenção. A razão para isso é uma combinação inovadora de materiais: ao invés de lóbulos de elastômero que rodam em uma carcaça de metal, lóbulos de aço endurecido rodam em uma carcaça revestida de elastômero, fácil de substituir. A aço é menos suscetível à fadiga do material devido às forças dinâmicas – do tipo que ocorre quando há estresse repetido nos lóbulos rotativos de elastômero ou plásticos, que são comuns – isso significa maior durabilidade dos componentes móveis. Além disso, há menos expansão do metal devido às mudanças de temperaturas, permitindo assim trabalhar com tolerâncias mais baixas na fabricação, refletindo em maior eficiência. Isto tem a vantagem adicional de a bomba poder ser executada a uma velocidade menor, o que proporciona maior proteção aos componentes e reduz o desgaste. Além disso, um acionamento por correia está instalado, o que também garante a sincronização dos eixos e lóbulos. Isso significa que o design tem um mínimo de peças, tornando-o menos suscetível a falhas, simplificando a manutenção e reduzindo significativamente o inventário de peças de reposição necessário em comparação com caixas de engrenagem complexas. Até o momento, as avaliações mostraram baixo desgaste, apesar dos componentes minerais nas águas residuais.

 

Dados Técnicos

 

NETZSCHBomba de Lóbulos TORNADO®
MeioÁgua residual Mineral com seixos de 20 mm
Pressão3 bar
Vazão18 m³/h
Altura de sucção3 mWs
Elevação10 m
ou entre em contato com nossa equipe especializada Headset

+55 47 3387 8222 Contato