Tanques de Estocagem

Tanques de Estocagem

Aumentando a eficiência do esvaziamento de tanques de estocagem de produtos de alta viscosidade

Terminais de tanques de estocagem são importantes, especialmente na logística do setor de óleos, hidrocarbonetos e combustíveis. Estes produtos podem chegar a ser altamente viscosos, tornando o esvaziamento completo destes tanques uma tarefa bastante difícil. Muitas vezes o esvaziamento não é realizado adequadamente, deixando consideráveis quantidades de produto para trás diminuindo significativamente a capacidade de armazenagem dos tanques. O efeito desta incapacidade de esvaziamento é traduzida na perda financeira do negócio de estocagem. As empresas deste setor estão satisfeitas utilizando as bombas de fusos NOTOS® da NETZSCH para maximizar a rentabilidade de seus tanques.

 

Contexto
Tanques são utilizados para o armazenamento de diferentes tipos de fluidos, entre eles fluidos que são potencialmente perigosos, que precisam ser aquecidos ou que precisam ser protegidos contra contaminação. Eles são, portanto, comumente usados para óleos minerais e derivados de petróleo, químicos, assim como para produtos à base vegetal, como o óleo de palma. Todos estes produtos podem possuir alta viscosidade e causar problemas quando se trata de esvaziar os tanques. Isto pode ser devido à viscosidade comparativamente alta ou a uma baixa pressão de vapor.

 

Desafio
Uma das maiores empresas do mundo em manuseio de derivados de petróleo precisava de bombas para Betume em um terminal na Inglaterra. Se uma bomba centrífuga for utilizada a sucção insuficiente geralmente deixa para trás produto residual que não pode ser utilizado. O tipo errado de bomba também pode causar cavitação, resultando na interrupção do fluxo, que levará à falha da bomba a longo prazo, incluindo ruído, vibração e quebra parcial ou total do equipamento. O maior desafio é manter o betume quente dentro da bomba, para que o produto possa ser mantido a uma viscosidade comparativamente baixa de 500 cSt. As bombas NOTOS® da NETZSCH já foram testadas em diversas ocasiões em cenários reais.

 

Solução
As NOTOS® 4NS, instaladas em um terminal na Inglaterra, foram equipadas com uma jaqueta de aquecimento adicional para manter o betume quente nas bombas. O desempenho das bombas não é afetado pelo calor, pois as unidades robustas são projetadas para temperaturas de até 300°C. Além disso, existe uma separação estrutural entre o rolamento e o meio bombeado, para garantir o perfeito funcionamento. A escolha de materiais também contribui para o desempenho da bomba, que permite tolerâncias de produção finas entre as partes dinâmicas e estáticas, reduzindo assim o refluxo. Em combinação com uma câmara de bomba com geometria projetada para um fluxo ideal e para minimizar as turbulências, é possível obter altas taxas de eficiência enquanto bombeia suavemente o meio. Bombas de Fusos são, portanto, cada vez mais utilizadas como alternativa às bombas centrífugas, pois possuem menores valores de NPSHr e, portanto, melhor sucção. Elas também tornam possível esvaziar um tanque com grande eficiência, especialmente quando comparada com bombas do tipo Centrífuga.

 

Dados Técnicos

 

NETZSCHBomba de Fusos NOTOS®
MeioBetume
Temperadtura200°C
Viscosidade500 cS
Bomba Helicoidal NEMO BF com rompe pontes para estações de tratamento de efluentes ETE
ou entre em contato com nossa equipe especializada Headset

+55 47 3387 8222 Contato