Soluções para Confeitaria

Soluções para Confeitaria

Doce, mas abrasiva: bomba alimentícia especial bombeia com confiabilidade e higiene uma difícil mistura para confeitaria

 

Contexto
Por mais populares que sejam os produtos para confeitaria e panificação, sua produção muitas vezes não ocorre sem dificuldades imprevistas, como por exemplo, em uma empresa que fabrica produtos de confeitaria.

 

Desafio
A intenção da empresa é transferir uma mistura pastosa, com uma alta proporção de clara de ovo e açúcar, do tanque receptor e dosá-la precisamente em moldes. Entretanto, a alimentação da mistura, cujo peso específico é consideravelmente inferior ao da água, não pode ser garantida. Adicionalmente, o meio tem um efeito abrasivo devido aos cristais de açúcar que contém e isto implica em estresse adicional ao sistema de bombeio – além das altas demandas em termos de higiene e segurança alimentar.

 

Solução
A fim de cumprir com todos estes requisitos, a empresa optou por uma Bomba Helicoidal Higiênica NEMO®. Graças a tecnologia de cavidades progressivas, estas bombas, dependendo do tamanho, são capazes de dosar a uma precisão entre 5% e 3%, independentemente da consistência do meio. Utilizando dispensadores ainda menores, pode-se alcançar uma precisão volumétrica de 1%. Isso é possível devido ao emparelhamento geométrico entre o rotor e o estator, o que produz câmaras de bombeio mantendo a mesma forma durante a rotação. A mesma quantidade de fluido é transportada de forma reproduzível nestas câmaras, o que significa que o volume pode ser ajustado continuamente através da velocidade. Desta forma a empresa agora pode dosar precisamente entre 450 e 3.500 litros por hora de mistura para confeitaria dentro dos moldes a pressão de 1 bar.
Devido a dificuldade do meio, a transmissão entre o acionamento e o rotor da bomba higiênica é realizada através de um eixo flexível. Considerando que as juntas abertas seriam rapidamente desgastadas pela abrasão e juntas fechadas preenchidas de óleo não são permitidas, tendo em mente a segurança alimentar, o eixo flexível, montado por interferência nos pontos de conexão, forma uma vedação hermética nas duas extremidades e funciona sem partes móveis, superfícies de fricção e lubrificação. Isto significa alcançar uma alta confiabilidade operacional e uma longa vida útil com baixos custos de manutenção.
O fato de a bomba não precisar ser desmontada para limpeza também contribui para isso. A geometria simplificada da área de bombeio sem espaços mortos, possibilita a limpeza direto no local. Isso envolve a utilização de água quente a 60ºC para limpar a bomba durante 20 minutos a 400 rpm. O projeto especial e os materiais utilizados – sobretudo aço inoxidável e elastômeros altamente robustos – garantem que o rotor não seja danificado durante o processo.

 

Dados Técnicos

 

NETZSCHBomba Helicoidal Higiênica NEMO®
MeioMistura para confeitaria
Vazão450 a 3.500 l/h
Pressão1 bar
Bomba Helicoidal Higiênica NEMO BH para bombeio de mistura para confeitaria
ou entre em contato com nossa equipe especializada Headset

+55 47 3387 8222 Contato