Papel e Celulose

Papel e Celulose

Bombas de lóbulos rotativos transportam pasta de caulim rapidamente e de forma confiável, apesar do espaço reduzido.

"Ouro branco" - esta descrição de porcelana também foi usada no passado para papel, por uma boa razão. Ambos são baseados em caulim, uma argila especial que dá aos materiais o seu branco radiante. O caulim não é usado apenas como um revestimento na produção de papel, mas também como um enchimento.

 

Contexto
Por razões de custo, uma empresa de papel decidiu mudar os processos de produção para a entrega ferroviária. Em contraste com os caminhões que haviam sido usados, o trem permitiria que volumes maiores fossem transportados, tornando a compra mais econômica. No entanto, os tempos de carregamento da empresa ferroviária deveriam ser mantidos os mais curtos possível. Ao mesmo tempo, havia apenas alguns metros quadrados disponíveis na sala de bombas, portanto as bombas de cavidade progressivas usadas no passado não poderiam ser instaladas na quantidade necessária devido ao seu tamanho.

 

Desafio
As propriedades especiais do meio de transportado também foram uma consideração importante. A matéria-prima básica para argila de porcelana branca é feldspato. Quando se decompõe, as formulas de caolinite, são combinadas com menores proporções de feldspato não dividido e quartzo para fazer o caulim real. As partículas individuais têm uma estrutura em camadas e geralmente têm apenas um tamanho de alguns μm. O caolinite em si é bastante macio em, 2,5 na escala Mohs. No entanto, as proporções adicionais de feldspato e quartzo podem transformar a argila, que é principalmente macia, em uma pasta para processamento bastante abrasiva. A bomba, portanto, teve que ser projetada para suportar meios de transferência mais desafiadores durante o uso diário, além de oferecer um desempenho consistente. As bombas centrífugas não teriam sido adequadas para a tarefa devido aos problemas antecipados com baixa pressão e contrapressão.

 

Solução
A decisão final foi de utilizar uma bomba de lóbulos TORNADO®, pois oferece flexibilidade excepcional. Um total de cinco bombas foram instaladas no fabricante de papel. Elas transportam cerca de 70 m³ da pasta de caulim com uma viscosidade entre 100 e 500 mPas. As bombas foram feitas a partir de um aço inoxidável altamente resistente à corrosão para maximizar os tempos de funcionamento e minimizar a carga de manutenção. As placas de proteção ao desgaste axial e radial resistentes à abrasão também estão instaladas e podem ser facilmente substituídas, se necessário. O corpo exterior dos lóbulos é feito de borracha resistente de butadieno de sódio com baixa dureza nas margens e especialmente adequada para produtos abrasivos. Se limpeza e reparos forem necessários, a parte frontal da câmara de bombeio pode ser removida em alguns passos. Toda a área de transferência é, portanto, facilmente acessível para que os componentes individuais possam receber manutenção ou serem substituídos sem que a carcaça precise ser removida. Um outro contribuinte significativo para a robustez do TORNADO® é o sistema transmissão (GSS), que separa fisicamente a câmara de bombeio das engrenagens de acionamento. Desta forma a sensível caixa de engrenagem permanece protegida contra a entrada de lodo fino. As molas do selo mecânico no eixo também foram encapsuladas para evitar danos aos componentes. As bombas, que tradicionalmente são instaladas horizontalmente, foram giradas em 90 ° para a direita para se adequar ao espaço limitado. Os bocais de sucção e descarga agora estão posicionados verticalmente, ou seja cada TORNADO® agora ocupa apenas 1 m² da pequena sala de bombas. O procedimento total de descarga dura apenas algumas horas, apesar dos grandes volumes fornecidos e, como resultado, os períodos de aluguel para o transporte ferroviário são mais curtos.  

 

Dados Técnicos

 

NETZSCHBomba de Lóbulos TORNADO®
MeioPasta de Caulim
Vazão70 a 75 m³/h
Pressão4 bar
Viscosidade100 a 500 cP
Bomba Helicoidal NEMO BF com rompe pontes para estações de tratamento de efluentes ETE
ou entre em contato com nossa equipe especializada Headset

+55 47 3387 8222 Contato