Minerais, Cerâmica e Vidro

Minerais, Cerâmica e Vidro

Projeto robusto de Bombas de Lóbulos aumenta em seis vezes a vida útil das bombas que transferem misturas abrasivas de barbotina para cerâmica

 

Bastidores
A produção de cerâmica apresenta uma gama de processos fundamentais que podem ser categorizados basicamente em prensagem, moldagem em plástico e fundição. Para a fundição de barbotina para cerâmica, por exemplo, uma suspensão líquida é despejada em um molde poroso, o qual drena os líquidos. Este processo produz uma camada sólida, conhecida como casco. A barbotina e a massa de cerâmica são inicialmente mantidas em tanques de armazenagem. Produtores de cerâmica utilizavam uma bomba de cavidades progressivas NEMO® da NETZSCH para o preenchimento e recirculação da barbotina até 2013, devido à viscosidade e abrasividade do meio. Este modelo de bomba foi inicialmente recomendado devido às inúmeras experiências positivas com suspensões minerais como gesso, argamassa e concreto.

 

Desafio Aceito
Devido aos altos níveis de abrasividade da massa de cerâmica e barbotina transferidas, acontecia que as peças de desgaste – rotor e estator - tinham que ser substituídos a cada três mês e a vedação do eixo a cada seis ou oito meses. Isto causou longos períodos de manutenção e, consequentemente, altos custos.

 

Solução Excelente

Para elevar a eficiência do Sistema, a NETZSCH sugeriu a alteração da bomba utilizada para uma Bomba de Lóbulos TORNADO® T.Proc®, especialmente projetada para uma longa vida útil com mínimo desgaste e que também transfere compostos altamente abrasivos sem dificuldades. Isso foi possível devido à combinação do princípio operacional com o material especial de emparelhamento, tecnologia exclusiva NETZSCH. Enquanto outros fabricantes de bombas normalmente utilizam lóbulos de elastômeros rotacionando em câmaras de metal e expostos a uma alta carga dinâmica, esta unidade utiliza lóbulos rotativos de aço, enquanto o interior da bomba é revestido com uma inserção de borracha alterável.  Isso se reflete em menor desgaste e maior eficiência. O revestimento da proteção da carcaça feito de borracha de acrilonitrila butadieno (NBR) pode ser facilmente removido e substituído separadamente com eficiência de custo. No geral, esta solução alcança uma vida útil seis vezes maior e consequentemente economias substanciais de custo para meios abrasivos.

O conceito inovador de acionamento das bombas TORNADO® também é caracterizado por uma longa vida útil: um acionamento por correia, dentada em ambos os lados, substitui a engrenagem de sincronização que era anteriormente comum para bombas de lóbulos rotativos. Devido ao seu design complexo, esta era propensa a avarias e defeitos. Em contraste, a nova tecnologia de acionamento pode resistir a defeitos ou bloqueios sem grandes problemas. A correia dentada dupla não é utilizada apenas para a transmissão das forças do motor para os eixos, mas também sincroniza o movimento de rotação dos lóbulos. Esta função dupla tem a grande vantagem de simplificar consideravelmente o projeto geral do acionamento, o que eleva a confiabilidade operacional, enquanto economiza espaço de instalação. Em conjunto com o motor sendo flangeado na parte superior da câmara da bomba, fornecemos uma das bombas mais compactas do mercado.

 

Dados Técnicos

 

NETZSCHBomba de Lóbulos TORNADO® T.Proc®
MeioBarbotina e Massa para Cerâmica
Vazão15 a 25 m³/h
Pressão4 a 5 bar
ou entre em contato com nossa equipe especializada Headset

+55 47 3387 8222 Contato