Laticínios

Laticínios

Bomba de cavidades progressivas NEMO®, confiável para aplicações na indústria de laticínios.

Uma indústria de laticínios do estado de Wiscosin nos Estados Unidos é especializada em misturas lácteas líquidas concentradas. É uma das maiores fabricantes de misturas lácteas congeladas no meio-oeste e é a maior produtora de leite condensado açucarado do país. Além disso, fabrica uma gama de misturas lácteas personalizadas que incluem bebidas lácteas acidificadas, creme de licor alcoólico e outras formulações de bebidas únicas.

 

Contexto
O leite açucarado é um leite condensado especial, trata-se de uma mistura altamente condensada de leite e açúcar. Na produção de leite açucarado há uma aplicação desafiadora no final do processo produtivo em que a mistura de leite e açúcar precisa ser bombeada para fora de dois refrigeradores sob vácuo.

 

Desafio
 Há 25 anos, eles haviam instalado outro sistema de bombas, mas as superfícies de metal se desgastavam rapidamente. Outros sistemas instalados ao longo do tempo também não foram soluções satisfatórias.

 

Solução
No início de 2014, a empresa contatou a NETZSCH. Os engenheiros recomendam usar a bomba de cavidade progressiva NEMO® com um eixo flexível. Como o design de haste flexível patenteado pela NETZSCH é livre de fendas e espaços mortos, é frequentemente utilizada na produção de produtos alimentares, farmacêuticos, cosméticos e aplicações químicas/bioquímicas.
Sem componentes que se movem uns contra os outros, a haste flexível elimina a necessidade de lubrificação e proteção contra danos mecânicos ou corrosão. Sem desgaste e lubrificação necessários, não há risco de contaminação do produto. Isto é especialmente relevante nas indústrias de processos, em que a produção contínua e em lote exige equipamentos de bombeamento com altos níveis de confiabilidade.
A haste flexível NETZSCH é feita de aço especial e é projetada para 10 milhões de alterações de carga. Tem a força inerente para transmitir a unidade requerida enquanto ainda tem a flexibilidade para suportar o movimento excêntrico do rotor. Uma vantagem adicional do material é que é resistente à maioria dos compostos químicos.
Uma terceira bomba de cavidade progressiva foi encomendada no final de junho de 2014, como reposição, para ser colocada entre as duas bombas em operação. Até à data, as duas bombas de cavidade progressiva trabalharam 24 horas nos sete dias da semana sem problemas de manutenção ou desempenho. Após vários meses de serviço, uma bomba foi separada para inspecionar o estator ou identificar outro desgaste - mas nenhum foi encontrado.

 

Dados Técnicos

 

NETZSCHBomba Helicoidal NEMO®
MeioLeite condensado
Vazão9 m³/h
Rotação158 rpm
Pressão10.3 bar
Viscosidade1500 até 5000 cP
Bomba Helicoidal NEMO para leite condensado e laticínios
ou entre em contato com nossa equipe especializada Headset

+55 47 3387 8222 Contato