Frutas e Vegetais

Frutas e Vegetais

Sucos e outras bebidas geralmente causam poucos problemas quando se trata de uma logística de material interna da empresa - graças às suas boas características de fluxo, são fáceis de transferir e esvaziar. No entanto, um tratamento tão direto também leva a práticas precárias em termos de higiene, por exemplo, quando o suco é decantado abertamente, permitindo assim que contaminantes possam entrar no sistema.

 

Contexto
Dentre os usuários de unidades de esvaziamento de tambores na indústria alimentícia, podemos destacar um fabricante de sistemas de engarrafamento de suco de frutas com diferentes linhas de processamento onde o concentrado de suco é entregue em barris.

 

Desafio
Para transferir os conteúdos para posterior processamento, os barris costumavam ser colocados em uma unidade basculante para serem esvaziados em um funil. Inserir e girar os barris cheios, no entanto, consumia muito tempo e os barris não podiam ser esvaziados completamente, o que exigia uma limpeza extensiva. A higiene era ainda mais problemática, já que o suco deveria ser decantado várias vezes no processo e, portanto, ficava suscetível a matéria estranha.

 

Solução
Para tornar esta etapa do processo mais simples e segura, a empresa mudou suas linhas de enchimento da unidade de inclinação para a unidade de esvaziamento de tambor NBE 200 da NETZSCH. O sistema consiste em uma bomba helicoidal NEMO® fixada verticalmente em uma armação e equipada com uma placa de pressão na sucção da bomba. O tamanho da placa é adaptado ao barril e está equipada com uma borda de elastômero de modo a permitir o fechamento hermético do barril. Quando a bomba é ligada, um vácuo se forma e o sistema de esvaziamento começa automaticamente a aspirar. A leve pressão da placa exercida no meio evita as bolsas de ar e assegura o transporte contínuo. Quase todo o volume pode ser bombeado com apenas cerca de um por cento de resíduo no barril. Um sistema com um fluxo de 11,6 m³/h a 188 rpm e a uma pressão máxima de 12 bar foi instalado para o fabricante dos sistemas de engarrafamento de sucos de frutas. O enchedor de garrafas pode esvaziar um barril por minuto deixando quase nenhum resíduo - e graças ao transportador integrado opcional, os tambores também são trocados rapidamente.

 

Dados Técnicos

 

NETZSCHSistema Esvaziador de Tambor NBE
MeioSugo de Frutas
Vazão11,6 m³/h
Rotação188 rpm
Pressão12 bar
Bomba Helicoidal NEMO BF com rompe pontes para estações de tratamento de efluentes ETE
ou entre em contato com nossa equipe especializada Headset

+55 47 3387 8222 Contato