Corantes, Tintas e Vernizes

Corantes, Tintas e Vernizes

Materiais para revestimentos de superfície representam desafios extremos para as tecnologias de bombeamento.

A indústria de impressões e tintas representa um dos setores mais versáteis para sistemas de transferência: as áreas de aplicações incluem o fornecimento confiável de enchimentos de papel abrasivos e colas corrosivas, além da medição exata de tintas e vernizes de alta viscosidade.

 

Contexto
Um dos principais problemas das bombas convencionais na transferência de tintas é a falta de fluidez do meio. Viscosidades de 10.000 mPas ou maiores são bastante comuns. O fornecimento contínuo é alcançado com dificuldade, além disso, as bombas ficam obstruídas rapidamente.

 

Desafio
Por exemplo, uma editora de renome sofreu repetidos danos nas bombas de diafragma usadas para recarregar tinta offset, com viscosidade de 10.000 mPas, do caminhão de transporte para os tanques de armazenamento, o que atrasou bastante o processo de descarga. Além disso, as bombas muitas vezes requeriam manutenção e tiveram que ser removidas e desmontadas de forma bastante trabalhosa.

 

Solução
Para aumentar o desempenho e a economia neste processo, a empresa recorreu a bombas de cavidades progressivas NEMO®.
Para esta aplicação foi utilizada uma bomba NEMO® de estágio único em geometria L, o que permite uma maior taxa de transferência com baixa pressão diferencial. Ao escolher estrategicamente um rotor abaixo do tamanho, evitou-se o aperto excessivo, melhorando assim a eficiência mecânica. Além disso, o design estreito da bomba de cavidades progressivas permitiu a instalação de quatro dessas bombas - para as quatro tintas de impressão - juntamente com inversores de frequência em um módulo de suporte. A bomba é integrada na base do caminhão de transporte e pode ser facilmente removida com uma empilhadeira. Permite um acesso fácil aos dispositivos, caso o trabalho de manutenção seja necessário em algum momento. No entanto, as bombas geralmente funcionam de maneira muito mais confiável do que as bombas de diafragma anteriormente utilizadas.
Para completar, o tempo de descarga da tinta foi reduzido em quase metade.

 

Dados Técnicos

 

NETZSCHBomba Helicoidal NEMO®
MeioTinta Offset
Viscosidade10.000 cP
Bomba Helicoidal NEMO para corantes, tintas e vernizes, aplicada na transferência de tintas offset para impressão em uma gráfica
ou entre em contato com nossa equipe especializada Headset

+55 47 3387 8222 Contato