Açúcar e Álcool

Açúcar e Álcool

As bombas NEMO® se destacam nas mais difíceis aplicações de bombeamento.

O setor de Açúcar & Álcool sempre foi um dos mais importantes para a NETZSCH, desde o início da implantação das Bombas Helicoidais NEMO® no Brasil, em função das dificuldades no bombeamento dos diferentes produtos desta indústria. Nas usinas, além do desafio de trabalhar com produtos abrasivos, viscosos e com diferentes temperaturas, a exigência de um serviço de 24 horas por dia, sete dias na semana e durante toda a safra, excluía a grande maioria das bombas existentes no mercado, fazendo com que as bombas helicoidais NEMO® se tornassem a melhor indicação e o melhor produto para este segmento.

 

O processo produtivo do açúcar
As bombas NEMO® são usadas no bombeamento de mel rico, mel pobre, fermento, leite de cal, melaço, magma, massa contínua em diferentes concentrações, sempre com alta performance
Bomba Helicoidal NEMO para usinas de açúcar e álcool para mel rico, mel pobre, melaço, magma e massa contínua.

 

Economia de energia
Outro fator de destaque que garante a preferência pelas bombas helicoidais nas usinas é economia de energia proporcionada pelo equipamento da NETZSCH. Com as bombas NEMO® é possível conseguir uma redução considerável no consumo de energia, pois as potências requeridas são consideradas baixas e, dependendo da aplicação, podem ficar entre 40% a 60% da potência exigida por uma bomba centrífuga na mesma aplicação.
Bomba Helicoidal NEMO para usinas de açúcar e álcool para mel rico, mel pobre, melaço, magma e massa contínua.

 

Bombeamento de magma
O magma, ou massa de açúcar, pode se apresentar entre 86 e 94 Brix, ou seja, baixo teor de líquidos. Além da abrasão, neste caso, trabalha-se com rotações entre 50 e 60 rpm e o bombeamento deve ser feito de maneira mais suave possível, com o objetivo de quebrar menos cristais. As usinas têm medido as diferentes bombas para uso no magma e a conclusão foi que as bombas helicoidais NEMO® quebram menos cristais do que qualquer outro tipo de bomba e contribuem para melhorar o rendimento da usina.
Bomba Helicoidal NEMO para usinas de açúcar e álcool para bombear magma

 

No tratamento de efluentes de usinas de açúcar
O efluente de usina normalmente é composto de sólidos abrasivos provenientes da lavagem da cana, palhas da cana e água do processo em alta temperatura (85°C). Nesta aplicação, as usinas já tentaram todos os tipos de bombas e as bombas NEMO® foram as que apresentaram a melhor performance.
Bomba Helicoidal NEMO para tratamento de efluentes em usinas de açúcar.

 

Vantagens do Equipamento

 

  • Alta produtividade
  • Mínima quebra de cristais
  • Altamente confiável
  • Economia de energia
ou entre em contato com nossa equipe especializada Headset

+55 47 3387 8222 Contato